quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Garry Winogrand

Garry Winogrand fotógrafo americano nascido em Nova York no ano de 1928. Aos 19 anos já se encontrava estudando pintura e fotografia na Universidade de Columbia de sua cidade natal e em 1951 assistiu a exposições de fotoperiodismo de Alex Brodovitch na New School for Social Research e ficou impressionado pelo que era possível fazer com a fotografia. Anteriormente havia feito fotografias no período em que estava na força aérea de seu país entre os anos 1946 e 1947. Desde 1952 trabalhou como repórter da agência fotográfica Pix e Brackman Associados, publicando seu trabalho até 1969 em várias revistas como Colliers e Sports Illustrated, entre outras.
Recebeu influências de Walker Evans antes de iniciar uma viagem pelos Estados Unidos, financiado pela Guggenheim entre 1964 e 1965. Quatro anos mais tarde recebeu outra ajuda da Guggenheim, trabalhando em uma série sobre a influência que têm os meios nos acontecimentos diários, mostrando suas fotografias em 1977 no MOMA.
Seu ponto de vista estético, sua maneira de enquadrar – em ocasiões fazia sem mirar pelo visor - sua utilização do formato 24x35, o uso da grande angular, lhe colocaram entre um dos fotógrafos modernos mais radicais de sua geração. Foi um pioneiro e é considerado junto com Robert Frank e William Klein, um dos três fotógrafos seminais do pós-guerra. Garry Winogrand

Site: http://oseculoprodigioso.blogspot.com/2007/04/winogrand-garry-fotografia.html

Nenhum comentário: